7 Bons Motivos para Visitar Tiradentes – MG

Há quem diga que Tiradentes é o conjunto perfeito para quem deseja desconectar-se do corrido dia a dia para se maravilhar em meio a paisagens tão encantadoras, sejam elas a natureza ou a arquitetura. E, de fato, a cidade é mesmo muito linda, tranquila…bem pequenina.

É difícil descrever, mas eu garanto que, depois de alguns dias nessa cidade, você vai querer estar sempre com alguém para um café e doisdediprosa no fim da tarde. Isso por que além de toda história e o clima romântico e belezas naturais presentes, os moradores te farão sentir em casa. Não tenha dúvida de que Tiradentes, que fica do ladinho de Ouro Preto, deveria ser destino de viagem para todos. E podemos afirmar que você não se arrependerá de conhecer essa maravilhosa cidade. Por isso, fizemos uma lista com 7 imperdíveis motivos para Tiradentes ser o destino da sua próxima viagem:

1º – Passeio de Maria Fumaça – Uma viagem no tempo

Maria fumaça - Tiradentes MG, motivos para visitar Tiradentes

O passeio de maria fumaça  é a principal atração da cidade e atrai muitos visitantes que desejam fazer uma viagem no tempo. Nos vagões preto e vermelho da locomotiva, o percurso de 12 quilômetros até São João del-Rei beira o Rio das Mortes, que banha a cidade e oferece uma vista exuberante da Serra de São José durante os 40 minutos de viagem.

Você vai percorrer a antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM), inaugurada em 1881 por D. Pedro II, cruzando fazendas centenárias, rios, montanhas e estações que preservam a arquitetura do século XIX.E o mais empolgante: a maria fumaça de Tiradentes é uma das poucas locomotivas a vapor no mundo que ainda rodam em bitola de 76 centímetros.

2º – Centro Histórico de Tiradentes

Prepare-se para ver casas coloniais com uma arquitetura única, igrejas e museus, tudo preservado. Uma viagem no tempo, e se você passeia por Tiradentes deve entrar no clima dessa cidade que não tem pressa. Vamos devagar, percorrendo cada rua, saboreando e experimentando a cidade.

Centro histórico - Tiradentes MG

Falando em pressa, se tem uma dica que eu poderia deixar para você é esta: pelo centro histórico, vá de a pé! Eu sei, são varias ladeiras, mas o centro não é tão grande assim e eu garanto que você não vai se arrepender. 😉

E não esqueça de fazer o passeio de jardineira, e ter a sensação de estar num charmoso veículo do ano de 1935. Feito a noite, conta com a participação especial do motorista Luiz Fernando, que contará uma infinidade de “causos” sobre o lugar.

3º – Igreja Matriz de Santo Antônio

A mais bonita igreja de Tiradentes, que foi a última obra do artista Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho. A igreja chama muita atenção pela sua beleza, a começar pela fachada, que é de 1810. Mas não é só isso qua a torna especial. Quando você estiver de cima adro (pátio da igreja), você vai se encantar com a vista da cidade!

Igreja Matriz de Santo Antônio - Tiradentes MG motivos para visitar Tiradentes

Não é a toa que ela é escolhida por muitos casais como cenário para as fotos de noivado e casamento.

Só uma curiosidade: Esta é a igreja mais rica em ouro de Minas Gerais e a segunda mais rica do Brasil, com aproximadamente 482kg de ouro.

Eu sei que você já está com muita vontade de conhecer Tiradentes, mas vamos continuar…

4º – Museu Padre Toledo

Museu Padre Toledo - Tiradentes, MG

Tiradentes além de tudo, é pura história, mas sem ser chato.

Um dos principais movimentos sociais da história do Brasil – a Inconfidência Mineira – aconteceu aqui, no porão da casa do Padre Toledo, hoje transformada em museu. E detalhe: era a casa onde morou o famoso Tiradentes e que era usada como ponto de encontro da revolução colonial.

A entrada é baratinha, apenas R$ 10,00, e posso dizer que vale muuuito a pena. E se você é uma pessoa que aprecia arte e história, além do museu Padre Toledo, você não pode deixar de visitar o Museu de Sant’Ana, que é um verdadeiro encontro de arte e fé, que contém um conjunto extraordinário de imagens que expressam o sentimento artístico e religioso do povo brasileiro.

E claro, não poderia deixar de falar do Museu da Liturgia, que é o único dedicado ao tema em toda a América Latina, contando em especial de forma intensa a devoção religiosa da cidade e de toda a região. Vale a pena conferir!

5º – Turismo Gastronômico

Tiradentes é conhecida no estado de Minas como um verdadeiro pólo gastronômico. Tanto que, há 20 anos, a cidade recebe o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, todo mês de agosto. Sabores não faltam por lá. Da culinária oriental ao fogão de lenha, se prepare para a diversidade de opções – e para comer muito bem.

Para te ajudar a escolher entre tantas opções, separei algumas dicas de onde comer em Tiradentes! Sem propaganda, ninguém está ganhando por isso, a não ser você!

Uaithai – Fusão entre comida Tailandesa e tempero Mineiro:

Além do sabor maravilhoso da comida, o lugar é encantador, especialmente se você conseguir um lugarzinho no jardim dos fundos. A vista dali é maravilhosa.

Pacco e Bacco – Experiência Gastronômica Marcante:

Uma decoração linda, cozinha sofisticada e combina receitas clássicas com elementos bem brasileiros, como a taioba e a ora-pro-nobis. Vale muito a pena conhecer o lugar e experimentar as delícias ali feitas.

Chico doceiro – Doces tradicionais mineiros:

Dispensa apresentações e com certeza, se você procura doces tradicionais da região, a Chico Doceiro, uma das doceiras mais tradicionais de Tiradentes, é o lugar.

6º – Eco Turismo

Serra de São José - Tiradentes MG

Na serra de São José, que fica do ladinho de Tiradentes, você terá acesso à cachoeiras para banho, trilhas e até mesmo passeios a cavalo. Agora é só separar seu “kit aventura”, rsrsrsrs.

7º – Pousada Óleo de Guignard

E claro, depois de muita aventura e passeios, nada podia ser melhor que relaxar no “paraíso de minas”, como muitos que já estiveram aqui, chamam a pousada.

De manhã, um cheirinho de bolo assado no fogão, a lenha crepitando, os produtos da chácara transformados no café da manhã em uma sala com mesa coletiva, familiar. De tarde um pequeno chá com quitandas, para restaurar energias de um dia de passeios pela cidade e seu entorno. De noite, sobretudo as mais frias, uma lareira, livros e uma simpática carta de vinhos que pode ser acompanhada por caldos ou massas artesanais, antes de voltar aos cobertores especiais, bem quentinhos…

Depois desse tour pelas principais atrações da cidade, já adicionou Tiradentes como sua próxima viagem? Ainda não, vou dar uma dica: clique aqui e comece reservando sua diária na Pousada Óleo de Guignard!