Óleo de Guignard
A Pousada Óleo de Guignard nasce com dupla intenção e alguns compromissos:
- homenagear o velho mestre da pintura em Minas, que se encantou assim como nós, com o barroco, as montanhas, o magnífico céu desta região serrana, os balões nas noites de São João e transmitiu, nas suas inúmeras telas, o lirismo deste mundo interiorano...
- criar um espaço de acolhimento em que se alia tranquilidade, conforto e simplicidade para que sua temporada seja de descanso e serenidade, recompondo energias perdidas no dia-a-dia do cotidiano.
São diversas referências ao imaginário mineiro. Nós o convidamos a descobri-las ao conhecer nossa pousada. Por isso cada apartamento tem um nome: são títulos de obras ou fragmentos de poemas de escritores mineiros. Um livro do autor fica como convite para que seja reconhecido, apreciado.
Rusticidade com Conforto e Arte
Construída com muita paciência, foram quase sete anos de trabalhos, enquanto cada canto foi recebendo as descobertas feitas na região. Remontando uma velha fazenda demolida, e complementando com materias vindos de velhas casas em ruínas, o trabalho foi de restauro e incorporação desses achados, como em um mosaico, um quebra cabeça... Móveis garimpados, artesanato regional incorporado, tudo se faz pensado para encantar quem chega de visita. O conforto, o charme e a simplicidade do interior mineiro é aqui a tônica desta pousada-chácara, em meio a árvores de frutas, sua horta e os pássaros, que se encantam com tanta fartura, e aqui fazem seus ninhos e sua morada. De manhã, um cheirinho de bolo assado no fogão, a lenha crepitando, os produtos da chácara transformados no café da manhã em uma sala com mesa coletiva, familiar. De tarde, um pequeno chá com quitandas, para restaurar energias de um dia de passeios pela cidade e seu entorno. De noite, sobretudo as mais frias, uma lareira e uma simpática carta de vinhos, antes de voltar aos cobertores especiais, quentinhos... e no verão, a chance de ver estrelas cadentes, um magnifico céu, os pirilampos, sentado nos jardins. São privilégios de uma chácara pertinho do centro histórico, mas afastada o suficiente para garantir noites soberbas no silêncio da roça.
A Pousada disponibiliza aos seus hóspedes:
1.
• Terreno com 10.000m² de área verde;
• Jardins;
• Pomar : Jabuticaba, Manga, Banana, Pitanga, etc;
• Horta;
• Galinheiro;
• Varanda com redes;
• Sala de estar com TV HD a cabo;
• Internet Wi-fi em todos os ambientes;
2.
• Lareira;
• Vasto acervo de livros (com mais de 500 títulos);
• Piscina;
• Hidromassagem individual;
• Massagem (sob reserva);
• Áreas com acesso para pessoas com necessidades especiais;
• Playground Infantil.
Surpreenda-se com a nossa biblioteca
Viaje em companhia do seu melhor amigo
Desperte novas sensações
Café da Manhã nas Vertentes
Não se pode dizer de uma tradição alimentar mineira, pois Minas são muitas, já disse Guimarães Rosa.
Os hábitos variam entre regiões e podemos reconhecer constantes alimentares, fortemente arraiagadas mesmo com o passar dos séculos (Eduardo Frieiro, 1956, diz que angu, feijão e couve são constantes alimentares do mineiro). Em pesquisas não publicadas, nos Campos das Vertentes onde estamos, alguns padrões alimentares ainda se assemelham fortemente aos traços deixados pelas bandeiras e tropas que vieram do norte de São Paulo durante a ocupação das Gerais, entre final de 1.600 e início de 1.800.
Venha aproveitar nossa cozinha, se deliciando:
De manhã, um cheirinho de bolo assado no fogão, a lenha crepitando, os produtos da chácara transformados no café da manhã em uma sala com mesa coletiva, familiar.
De tarde um pequeno chá com quitandas, para restaurar energias de um dia de passeios pela cidade e seu entorno.
De noite, sobretudo as mais frias, uma lareira, livros e uma simpática carta de vinhos que pode ser acompanhada por caldos ou massas artesanais, antes de voltar aos cobertores especiais, bem quentinhos...